As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las.
Para usar as novas tecnologias temos também que mudar nossa metodologia de trabalhar. Não existe um modelo universal de informática na educação.
O computador é uma ferramenta, é um instrumento de mediação, a definição de como usá-lo deve ser feito pela escola.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Entrevista com professor Antonio Nóvoa
ResponderExcluirÉ um desafio ser professor atualmente, porque são necessários o envolvimento e o apoio coletivo de toda a comunidade escolar para que se estabeleça uma perspectiva comum de trabalho. Além disso, o professor deve ter um processo de formação continuada, que se realiza na articulação entre a exploração da tecnologia computacional,á ação pedagógica com o uso do computador e as teorias educacionais.
Fronteiras Digitais
ResponderExcluirDesde criança,o aluno tem acesso a interação dos meios de comunicação,são sujeitos de aprendizagem ativos.Essas transformações leva necessariamente à mudança do processo ensino-aprendizagem.A escola deve acompanhar a dinâmica das novas tecnologias e as informações que fluem atravésdas redes em permanente atualização.
Entrevista com Ladislau Dowbor
ResponderExcluirDowbor deixa bem claro que temos que ter a nessecidade de conhecimento em todas as áreas,
o professor de hoje deve saber lidar com as diferentes situações que enfrenta diariamente,
deve oferecer a seus alunos a introdução das novas tecnologias,capacitando o uso das ferramentas tão presentes em nosso cotidiano,
seja para fins de pesquisa e para a profissionalização dos alunos.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos de diversos espaços,e não repetir a cartilha de sempre,de-
ve estar se aprimorando constantemente para se manter atualizada e vencer novos desafios.