sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

tecnologia e metodologia

As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las.
Para usar as novas tecnologias temos também que mudar nossa metodologia de trabalhar. Não existe um modelo universal de informática na educação.
O computador é uma ferramenta, é um instrumento de mediação, a definição de como usá-lo deve ser feito pela escola.

3 comentários:

  1. Entrevista com professor Antonio Nóvoa

    É um desafio ser professor atualmente, porque são necessários o envolvimento e o apoio coletivo de toda a comunidade escolar para que se estabeleça uma perspectiva comum de trabalho. Além disso, o professor deve ter um processo de formação continuada, que se realiza na articulação entre a exploração da tecnologia computacional,á ação pedagógica com o uso do computador e as teorias educacionais.

    ResponderExcluir
  2. Fronteiras Digitais

    Desde criança,o aluno tem acesso a interação dos meios de comunicação,são sujeitos de aprendizagem ativos.Essas transformações leva necessariamente à mudança do processo ensino-aprendizagem.A escola deve acompanhar a dinâmica das novas tecnologias e as informações que fluem atravésdas redes em permanente atualização.

    ResponderExcluir
  3. Entrevista com Ladislau Dowbor

    Dowbor deixa bem claro que temos que ter a nessecidade de conhecimento em todas as áreas,
    o professor de hoje deve saber lidar com as diferentes situações que enfrenta diariamente,
    deve oferecer a seus alunos a introdução das novas tecnologias,capacitando o uso das ferramentas tão presentes em nosso cotidiano,
    seja para fins de pesquisa e para a profissionalização dos alunos.
    A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos de diversos espaços,e não repetir a cartilha de sempre,de-
    ve estar se aprimorando constantemente para se manter atualizada e vencer novos desafios.

    ResponderExcluir